O FICAS- Festival Internacional de Cinema Ambiental e Sustentabilidade da Madeira tem por objetivo promover um espaço de diálogo e reflexão, onde as obras cinematográficas exibidas servirão como ferramentas para ampliar a consciencialização sobre os desafios enfrentados pelo nosso planeta e inspirar ações positivas em direção a um futuro mais sustentável.
Objetivos específicos:
-Exibir e premiar Filmes de ficção, animação ou documentário de cineastas que promovam o debate sobre a preservação das florestas regionais, nacionais e internacionais ou outras temáticas relevantes: mudanças climáticas, biodiversidade, conservação, energia renovável, agricultura sustentável, entre outros.
-Filmes que promovam a consciência ambiental e inspirem mudanças positivas.
Podem participar filmes exibidos na Internet ou em outros festivais.
Os filmes podem estar em português ou em qualquer outro idioma legendado em português. A organização poderá utilizar fragmentos das obras selecionadas (máximo 10%) para promoção das mesmas e do festival.
A seleção oficial será anunciada a todos os candidatos até 15 de maio de 2024, sendo divulgada, posteriormente, no site e nos restantes canais de comunicação do festival.
Legendagem:
Os filmes inscritos, que não sejam em língua portuguesa, deverão ser acompanhados por um “screener” legendado em português.
Para o processo de seleção não são necessárias as legendas, mas se o filme é selecionado pediremos as legendas em português para a projeção.
Os filmes do FICAS 2024 serão projetados em Funchal, Região Autónoma da Madeira.
Categorias de competição:
Melhor curta-metragem ficção
Melhor curta-metragem documentário
Melhor curta-metragem animação
Melhor curta-metragem Sustentável*
Duração:
Curtas-metragens: duração máxima de 25 minutos.
Formato:
Poderão participar filmes rodados em qualquer formato. As projeções far-se-ão em arquivo digital em 1080P (Comunicar-se-á atempadamente aos selecionados o tipo de arquivo necessário para as projeções)
Data de produção após 2019.
A organização reserva-se o direito de não aceitar uma obra a concurso, se não for enviada junto com toda a documentação solicitada e dentro da data limite.
Uma vez recebidos os filmes até a data de finalização do prazo, a organização selecionará os que entram na competição.
A inscrição implica a aceitação destas bases.
O FICAS apenas notificará os filmes selecionados.
O festival não paga qualquer taxa para exibição de filmes.
O Festival reserva-se o direito de fazer as alterações necessárias nos regulamentos ou programação. É importante que o filme não infrinja direitos de propriedade intelectual e/ou industrial de terceiros. A organização não assume qualquer responsabilidade por litígios que possam surgir entre pessoas ou entidades que reivindiquem direitos de autoria de obras submetidas ao festival.
Qualquer questão aqui não prevista, será resolvida pela organização do FICAS 2024.
*REGULAMENTO MELHOR CURTA-METRAGEM SUSTENTÁVEL:
Durante a fase de pré-produção do cinema sustentável, devem ser avaliados os impactos nos seres vivos, nos ciclos biológicos dos ecossistemas, nos elementos geológicos e nos recursos hídricos, que podem ser causados pela filmagem de atividades em locais fora do ambiente natural com especial sensibilidade, e o consequente planejamento de ações preventivas, corretivas ou mitigadoras desses impactos para sua implementação durante a fase de filmagem.
Também os impactos em elementos do património arqueológico ou histórico-artístico que possam ser causados pelas atividades de filmagem em locais históricos.
Serão selecionados filmes que cumpram, no mínimo, 5 das 10 regras selecionadas pela organização de acordo com o seguinte:
Ponto prévio: a submissão de obras a concurso na categoria de curta-metragem sustentável deve ser acompanhada de registos de provas de conformidade, tais como: documentos, licenças, certificados, fotocópias, etc.)
Regras:
- Apresentação de documento com as medidas de garantia adotadas nas filmagens ao ar livre, que permitiram deixar os locais de filmagem/ambiente nas mesmas condições em que foram encontrados.
- Utilização de materiais reutilizáveis ou, em última análise, recicláveis, na construção de cenários, adereços e figurinos, garantindo que os impactos no ambiente que estes materiais provocam foram minimizados ao longo do seu ciclo de vida.
- Declaração de compromisso como foram adotadas medidas no sentido de minimizar o consumo de substâncias tóxicas e/ou perigosas devido à sua ecotoxicidade (desinfetantes sanitários portáteis, COV em tintas para decoração e cenário, produtos utilizados para efeitos especiais, produtos de cabeleireiro sem CFC, etc.) incluindo a dosagem correta dessas substâncias e seu correto armazenamento e manuseio.
- Declaração de compromisso e outras evidências que atestem o consumo responsável de materiais de escritório e consumíveis, especialmente na fase de pré-produção, como por exemplo a impressão restrita aos documentos necessários e utilização de materiais de escritório amigos do ambiente, especialmente no que diz respeito ao consumo de papel. Se possível incluir evidências de utilização de papéis reciclados PEFC ou FSC, de baixa gramatura, bem como tintas de baixo impacto ambiental.
- Declaração de compromisso ou outras evidências como foi assegurada a recolha seletiva, reciclagem de resíduos (toners, baterias, cartuchos, papel, etc.) e posterior gestão com transportadores e gestores autorizados.
- Declaração de compromisso ou outras evidências de como foram utilizados sistemas de poupança de água no sentido do reaproveitamento da água usada no set de filmagem.
- Declaração e evidências da aplicação de critérios de sustentabilidade nos serviços de catering para filmagens, baseados na utilização de produtos locais, alimentos sazonais e/ou com baixa pegada hídrica, na distribuição de alimentos e bebidas a granel (minimizando assim a geração de resíduos), na utilização de materiais reutilizáveis ou compostáveis, louça, gestão de resíduos de restauração e a preferência por empresas de restauração próximas dos cenários de filmagem e, sempre que possível, de carácter social.
- Evidências de que foram selecionados serviços de alojamento e restauração com políticas ou critérios de sustentabilidade e responsabilidade social.
- Apresentação do Cálculo da Pegada Ecológica da Produção, na qual se considere, por exemplo, a promoção da mobilidade sustentável dos profissionais, das equipas de filmagem e de toda a logística associada à produção cinematográfica, com utilização de meios de transporte coletivos e minimizando as viagens individuais, planeamento de percursos para minimizar as emissões de CO2 e utilização de veículos ecológicos e eco eficientes.
- Declaração ou evidências (caso não tenha apresentado documentos para a regra 9) de como foi otimizado o consumo de energia no set, através, por exemplo, da utilização de tecnologia de baixo consumo de energia para iluminação (LED ou baixo consumo, dispositivos de controle e desligamento automático, promoção de luz natural) e controle das condições de climatização dos sets de filmagem.
Nota:
A candidatura poderá ainda apresentar evidências ou referências nos seguintes itens:
- Promoção do emprego junto da população local (contratação de figurantes, outros).
- Contratação de prestadores de serviços de apoio locais (catering, grupos geradores, serviços de limpeza, etc.).
- Promoção dos valores turísticos e naturais dos locais de filmagem sempre que possível (em títulos de crédito, em ações de promoção da produção cinematográfica, etc.).
- A geração de um legado sustentável de filmagem. Por exemplo, no caso de terem sido realizadas infra estruturas e construções para filmagens que possam ter alguma utilidade para o benefício das pessoas, com retorno positivo para a população local.